three-young-doctors-32QZ667.jpg

A partir da união da ginecologia e da urologia, surgiu a Uroginecologia, na qual o especialista é capaz de prevenir, diagnosticar e tratar questões relacionados ao aparelho urinário feminino.

 

Responsável por avaliar órgãos do baixo abdômen, como o útero, reto, intestino, bexiga, uretra e região do assoalho pélvico, a especialidade está habilitada a tratar disfunções como incontinência urinária, infecções urinárias de repetição, prolapso genital, dor pélvica, entre outras.

 

Cirurgia do Assoalho Pélvico

O assoalho pélvico é a estrutura formada por músculos, fáscias e ligamentos que sustentam órgãos como bexiga, útero, vagina e reto e está diretamente relacionado ao controle da urina, das fezes e às atividades sexuais.

Disfunções nesta região, como enfraquecimento ou alterações musculares, interferem na qualidade de vida, no bem-estar físico, mental e social, levando à incontinência urinária e fecal, dor e hérnias.

Por conta de particularidades anatômicas das mulheres e condições ao longo da vida, como gestação, parto e menopausa, a região do assoalho pélvico é naturalmente mais suscetível a desordens, especialmente a incontinência urinária de esforço e o prolapso de órgãos pélvicos, popularmente chamada de bexiga caída.

Na Clínica Prof. Thomaz Gollop, especialistas aptos a diagnosticar e orientar as pacientes sobre os tratamentos mais indicados para cada situação, incluindo a correção cirúrgica, quando necessário.